(publicado por Morty Lefkoe em 13/10/2009)
A maioria dos problemas comportamentais ou emocionais de que queremos nos livrar são relativamente simples de lidar. Nós procastinamos (adiamos as coisas). Nós nos preocupamos a todo o tempo sobre o que as pessoas pensam sobre nós. Nós temos falta de confiança. Ao utilizar o Lefkoe Method você pode descobrir e eliminar as crenças e condicionamentos que causam estes problemas. Como resultado, os problemas desaparecerão.
Infelizmente, o problema de comer em excesso e estar acima do peso não é tão simples. Este problema é muito mais difícil de eliminar do que a maioria porque consiste de seis a oito (ou até mesmo mais) sub-problemas, cada qual tendo que ser tratado antes que o problema real seja resolvido.
Deixe-me explicar:
Algumas pessoas ganham peso porque elas comem um monte de comidas engordativas não saudáveis e praticam muito pouco exercício. Isto é de solução relativamente simples. Coma mais de forma saudável e faça mais exercício. Se existem crenças e condicionamentos que inibem estas duas atividades, livre-se deles e você irá começar a comer comidas mais saudáveis e a praticar exercícios.
Mas para muitas pessoas, o problema real é comer quando elas não estão realmente com fome. Se elas parassem de comer quando se sentissem saciadas e apenas comessem quando elas estivessem realmente com fome, o problema de comer/ganhar peso desapareceria. Este é o objetivo último de meus clientes, não perder peso. Porque se a maioria das pessoas com um metabolismo normal e com uma dieta saudável comessem apenas quando estivessem com fome, elas não ganhariam peso.
Portanto a questão então se torna por que as pessoas comem quando elas não estão com fome?
Pode haver muitas razões, incluindo:
- É uma maneira de fazer um intervalo no trabalho; é uma distração.
- É uma maneira de se recompensar quando você sente que ninguém mais ou nada mais irá.
- É uma maneira de experienciar amor e aceitação.
- É uma maneira de reduzir sentimentos desagradáveis—tais como ansiedade, raiva, descontentamento e tristeza.
- É uma maneira de se sentir bem, confortado, feliz, seguro, centrado, "em casa".
- É uma maneira de se sentir confortável em situações sociais onde todos os outros estão comendo.
- É uma maneira de afastar-se de jogos amorosos e do sexo. Em outras palavras, se você se sente desconfortável em relacionamentos românticos e/ou relacionamentos sexuais,uma maneira de evitá-los é se tornar bastante pesado para desencorajar o sexo oposto. Em realidade, embora estar significativamente acima do peso possa desencorajar algumas pessoas a terem relacionamento romântico ou sexual, obviamente não desencoraja muitos.
- É uma resposta à deprivações da infância. Se não havia comida suficiente para comer—se você não comesse a comida imediatamente ela desapareceria e você não seria capas de comer absolutamente nada—você pode ter ficado condicionado a comer sempre que ver comida, esteja você com fome ou não.
- Se eu trabalho duro e realizo muitas coisas tenho direito ao que quiser, incluindo qualquer coisa que queira comer.
- Você está prestes a fazer uma dieta e irá se deprivar de comida por um tempo.
- A comida é realmente muito saborosa, o que o faz se sentir bem.
Se seu problema de comer/engordar é o resultado de comer quando você não está com fome, então você precisa determinar quais "necessidades" o ato de comer está satisfazendo. Então você poderá tratar cada uma dessas necessidades como um padrão de comportamento indesejado separado. A partir daí você pode descobrir e eliminar as crenças que o causam.
Além de ter de se livrar de um monte de crenças, auto-estima e outras, problemas de comer/sobrepeso também envolvem um monte de condicionamentos.
Condicionamento Clássico
Eu discuti sobre um tipo de condicionamento e sobre um processo que temos para descondicionar em uma postagem em meu blog em Maio de 2009. Neste tipo de condicionamento, que os psicólogos chamam de "considionamento clássico", algo que normalmente não causa uma resposta emocional se torna condicionada a fazê-lo.
Eis um exemplo que uso com meus clientes que tornará este tipo de condicionamento muito claro. Imagine que eu lhe dei um sorvete com uma das mãos e mostrei um punho cerrado com minha outra mão e movi-o como se fosse socar você. O que você provavelmente sentiria? … Um certo nivel de ansiedade, se você pensasse que eu poderia acertar você. Agora imagine que as próximas vezes em que alguém lhe oferecesse um sorvete o mesmo acontecesse e você se sentisse ansioso a cada vez.
Como você acha que se sentiria a próxima vez que lhe fosse oferecido um sorvete, ainda que não houvesse nenhum punho ameaçador? … Provavelmente ansioso. E entretanto, está claro que sorvetes não são inerentemente amedrontadores. Por que você se sentiria ansioso? Porque o sorvete ficou condicionado a produzir medo, quando se tornou associado com o punho. Algo era assustador para você (o punho) e o sorvete apenas calhou de estar ali toda vez que o punho ameaçou você.
O princípio é que qualquer coisa que ocorra repetidamente (ou mesmo uma só vez se o incidente for suficientemente traumático) ao mesmo tempo que alguma outra coisa está causando uma emoção, ela se tornará condicionada a produzir a mesma emoção.
É por isso que cometer erros, ser criticado, não corresponder às expectativas, ser rejeitado e uma série de outras situações que não são inerentemente ameaçdoras se tornam condicionadas a produzir ansiedade (ou alguma outra emoção, tal como a raiva). O Lefkoe Stimulus Process é um método eficaz no condicionamento clássico.
Condicionamento Operante
Existe um outro tipo de condicionamento que é especialmente relevante em questões de comida/peso. Ele resulta de recompensar ou punir continuamente um comportamento específico, consequentemente condicionando este comportamento. Os psicólogos denominam isto de "condicionamento operante".
Por exemplo, se a cada vez em que você ficou desapontada quando criança a sua mãe lhe deu comida para que você se sentisse melhor, você pode ter ficado condicionada a comer sempre que fica desapontada. Ou, se seus pais continuamente recompensavam você por coisas especiais que você fazia quando criança, dando-lhe uma refeição especial com alguma comida que você gostava muito, você pode ter-se condicionado a comer sempre que você quisesse se sentir reconhecido por algo que você fez.
O Processo Lefkoe de descondicionamento é muito eficaz contra o condicionamento operante.
A fonte de um dos sub-problemas
Vamos examinar um dos sub-problemas alimentares/peso com um pouco mais de detalhe para ver como ele é o resultado de crenças e condicionamento operante.
Assuma que sempre que você se sente sozinho, rejeitado, não amado, etc., você come, esteja com fome ou não.Eu não sou amável, eu não me encaixo. Comida é amor, estou sozinha no mundo. Comer é o jeito de ser amada. e Se alguém te der comida significa que ele te ama.. Pode haver muitas outras, mas isso dá uma idéia do tipo de crenças que podem causar um padrão de comportamento como esse.
O condicionamento operante envolvido aqui é comer para se sentir amado. Isso poderia ter ocorrido cedo na vida se seus pais o alimentassem como uma expressão do amor deles. Este condicionamento é mais provável de ser encontrado em famílias judaicas e italianas.
Resolver problemas de alimentação/peso é especialmente complicado, porque você precisa continuar a comer depois que o problema vai embora. Você não pode parar completamente como você pode parar de consumir álcool e drogas. No entanto, se você eliminar todas as crenças e condicionamentos relevantes para todos os subproblemas, um problema alimentar/peso pode se tornar nada mais do que uma lembrança desagradável em seu passado.