(publicado por Morty Lefkoe em 19/05/2009)
Muitos psicoterapeutas nos dizem que nossas dificuldades atuais são um resultado direto de nossas infâncias. Como resultado, muitas pessoas “culpam” seus pais por quaisquer transtornos ou sofrimentos que experienciam como adultos.
Quando você elimina uma crença usando o Processo de Crenças Lefkoe (Lefkoe Belief Process) torna-se bastante claro que o que aconteceu com você quando criança não tem impacto algum sobre você como adulto. O que rege sua vida hoje é o significado que você está dando àqueles eventos da infância.
Isto não é meramente uma diferença semântica. Se sua vida fosse controlada pelos eventos da infância você nunca seria capaz de se libertar daqueles eventos porque os eventos ocorreram de fato e não há nada que você possa fazer para que eles não tenham ocorrido.
Além disso, se seus transtornos e sofrimento hoje fossem realmente uma função do que mamãe e papai fizeram e disseram para você quando criança, então num sentido muito real seus problemas hoje seriam “culpa” deles. E se este fosse o caso, faria sentido “culpá-los” por suas dificuldades de hoje.
Por outro lado, se sua vida hoje é uma função do significado que você deu àqueles eventos, significado que você agora mantém como crenças, então você pode mudar aquele significado a qualquer momento e tornar-se totalmente livre de sua infância.
Pare um momento e releia o ultimo parágrafo. Quando você realmente compreendê-lo, sua vida se transformará.
E se seus sentimentos e comportamento são o resultado de crenças (e condicionamentos) que você formou na infância, crenças e condicionamentos que facilmente podem ser eliminados como um adulto, então culpar-se ou culpar aos outros se torna irrelevante.
Seus pais agiram da maneira que agiram por causa das crenças deles, da mesma maneira que você age da maneira que age por causa de suas crenças. Claro, teria sido legal se eles tivessem tido algum treinamento parental e tivessem eliminado um monte de crenças que os teria capacitado a serem melhores pais. Mas—independente do que aconteceu nas suas interações com seus pais durante a sua infância —você pode fazer sua vida hoje ser o que você quiser que ela seja.
Portanto precisamos parar de culpar nossos pais pelo que não funciona em nossas vidas, eliminar as crenças que estão causando nossos transtornos e sofrimentos hoje e então ir adiante e criarmos as vidas que nós queremos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário